Por muitos anos o mundo arrasta uma tradição que, para muitos, pode até passar despercebida, ser comum, corriqueira, sem qualquer problema, porém, é capaz de abrir portas de legalidade na vida daqueles que a praticam. Quem é que nunca pregou uma “mentirinha” no dia 1º de abril? “Alguém está te chamando lá fora... 1º de abril!” , “Roubaram a sua bicicleta... 1º de abril!”, mentiras que parecem inocentes, infantis, mas, são pontos de ligação com as trevas e satisfazem a vontade de Satanás, como nos mostra o texto de João 8.44 - “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.”
A mentira é a única coisa que recebe a paternidade do diabo, Deus é o Criador de todas as outras que, por meio Dele e por Ele vieram a existir! O diabo tem copiado e distorcido a essência da criação ao longo dos anos e, o seu alvo principal é deturpar a Palavra de Deus, fazendo com que o ser humano peque, aborreça a Deus e receba condenação sobre a sua vida.
Infelizmente, a mentira tem sido a ruína, não só dos ímpios, mas também de muitos Cristãos. Ela começa de maneira tímida, como uma “mentirinha” e, vai se desenvolvendo, gerando situações que passam a comprometer o caráter e a moral, causando prejuízos ao indivíduo que a pratica. Uma pessoa mentirosa começa a desgastar, inevitavelmente, as suas amizades, pois, a base de sustentação para tal é a credibilidade, a confiança. Você seria capaz de acreditar em alguém que mente em seu dia a dia, alguém que possui esse hábito de forma perceptível? Não precisamos e nem devemos rejeitar o próximo por sua fraqueza ou pecado, essa não é a postura adequada para um Cristão, porém, não é possível ter uma amizade com aquele que faz da mentira uma característica sua. Devemos orar e ajudar aqueles que estão aprisionados em certas práticas, como a mentira, ensinando-os com amor a Verdade, para que passem a seguir de acordo com a vontade de Deus.
Não deixe que Satanás tenha motivos para se gloriar nesse dia 1º de abril, neutralize a alegria do inferno, combata a mentira e resgate aqueles que ainda vivem no engano por não conhecerem a Verdade. Não se engane, toda mentira traz consequências ruins, por isso, mesmo que ela pareça uma simples curtição ou uma brincadeira, fique distante dessa sedução!
A Bíblia diz em João 8.32 - “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” Jesus é a Verdade que liberta e dá vida em abundância! Você já leu acima que o diabo é homicida e pai da mentira, então, pense e responda para si próprio, é melhor seguir a Jesus ou ao diabo?
Tenho convicção de que você, assim como eu, prefere absolutamente seguir a Jesus! Siga este conselho, amado irmão, diga sempre a verdade e seja feliz!
Não se engane, mentir é pecado!