terça-feira, 7 de junho de 2011

Lições Que Podemos Aprender Com O Primeiro Milagre de Jesus



(Mais um presente que ganhei pela Misericórdia de Deus. Pregação do culto de domingo, na casa do meu querido Irmão Antônio José Panisset)

Texto: João 2.1-11
"(1) E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia.: e estava ali a mãe de Jesus.
(2) E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
(3) E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
(4) Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
(5) Sua mãe disse aos serventes: fazei tudo o quanto Ele vos disser.
(6) E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
(7) Disse-lhes Jesus: Enchei dágua essas talhas. E encheram-nas até em cima.
(8) E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
(9) E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo donde viera se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre sala ao esposo.
(10) E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
(11) Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a Sua glória; e os seus discípulos creram Nele."

Esse texto nos mostra algo interessantíssimo, o início dos milagres de Jesus, pois, transformar quinhentos e sessenta litros (mais ou menos isso) de água em vinho foi o primeiro de muitos prodígios que o Mestre realizou em Seu grandioso e perfeito ministério terreno que, durou aproximadamente três anos e meio. 
Tendo como base o texto acima (João 2.1-11), podemos aprender algumas lições importantes em nossa caminhada Cristã, vejamos que lições são essas:

Lição: Jesus estava presente porque foi convidado, Ele jamais estará presente sem que haja um convite 
O versículo 2 nos mostra isso. Um grande erro na vida de muitos Cristãos é não ter o hábito de convidar Jesus para fazer parte de suas atividades, sejam elas profissionais, familiares ou espirituais. Sabemos que o Espírito Santo faz morada em cada um de nós, mas, convidar Cristo para nos acompanhar em nossas atividades é essencial. Convide-O a estar presente sempre, invoque-O, pois, a Sua presença é a certeza de que as coisas prosperarão. Ele o ouvirá, não importa o momento ou a situação, Seus braços estão sempre abertos e Seus ouvidos inclinados ao seu clamor.
“Clama a mim, e responder-te-ei...” (Jeremias 33.3a) 
Na minha angústia clamei ao Senhor e Ele me ouviu.” (Salmos 120.1)
Entenda que, se Jesus não estiver presente, não há milagre. Sem Ele, você não poderá realizar nada!

Lição: Se Jesus estiver presente, você não será envergonhado. 
Os noivos de Caná da Galiléia não foram envergonhados pela falta de vinho porque Jesus estava lá. Ele foi convidado, estava presente e não deixou que os anfitriões fossem criticados pela escassez do vinho. O Senhor conhece o dia da sua escassez, não quero ser irresponsável e pregar aqui que Jesus fornece riquezas a todos, isso é um engano. É bem verdade que Deus pode enriquecer o homem sim, mas há propósitos específicos para isso. Em se tratando de prosperidade, aí sim, você pode ser próspero em Cristo Jesus. Ser próspero é ver as suas finanças se multiplicarem, é ganhar uma pequena quantia e ver que no final de todos compromissos quitados, ainda lhe resta uma quantia para guardar. Não confunda riqueza com prosperidade. Antes que eu me esqueça, para ser próspero, você precisa ser fiel nos dízimos e ofertas, não deixe que idéias erradas brotem na sua mente.
Salmos 37.18-19 diz: “O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão.” 
O Senhor deseja suprir a sua necessidade.

Lição: A presença de Jesus marca uma nova etapa
O vinho que havia acabado representava o melhor do mundo naquela festa, pois, esse sim, era alcoólico, diferente do que Jesus produziu com seu milagre.  Jesus jamais transformaria aquelas talhas de água num vinho escarnecedor, aquele que traz contenda, linguagem profana, prostituição, etc... Isso não combina com a natureza de Jesus, pois Ele é Santo. Não deixe que o mundo tente colocar isso na sua mente, podemos destacar alguns pontos que afirmam que aquele vinho produzido por Cristo não era alcoólico:
- Como já foi falado acima, Jesus é Santo e jamais promoveria bebedices e consequências que ferem a Sua Palavra. Só essa afirmação já é suficiente, porém, o mundo cobra provas para acreditar que era apenas suco de uva o que foi servido, então, vamos prosseguir;
- No texto original, no Grego, a palavra que descreve o vinho é oinos, que significa vinho não fermentado, suco da uva sem teor alcoólico;
- Pela descrição do texto, o processo de fermentação natural poderia ser o único tipo de processo aceitável para que o suco da uva adquirisse um teor alcoólico. Para que esse processo se inicie, o suco precisa estar descansando há, pelo menos, quarenta e oito horas, e, ao ser iniciado, o mesmo pode durar até meses, dependendo do tipo de uva contida no suco. 
- O ar atrapalha esse processo. No texto bíblico, em nenhum momento encontramos Jesus ou qualquer pessoa tomando alguma providência para que as talhas fossem lacradas, impedindo a entrada de ar em seu interior;
- Existe um agente que é essencial num processo de fermentação natural da uva, o açúcar. Observamos claramente isso no processo de fermentação da cana de açúcar, por ser uma planta riquíssima em açúcar, ela produz grande quantidade de álcool. Alguns estudiosos afirmam que o açúcar ainda não era conhecido naquela região e, chegou por lá  muito tempo depois desse milagre. 
Não se iluda com o que o mundo diz, Jesus não se embreagou e muito menos colaborou para que isso acontecesse naquele casamento.
O vinho que Ele traz para as nossas vidas é abençoado. É um vinho novo, sem culpa ou pecado. O vinho que carregávamos em nosso interior acabou ao entendermos a Sua Verdade e, agora brota dentro de nós um vinho diferente com novos pensamentos e ações que agradam ao Pai.
2 Coríntios 5.17b - “As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.”
Hebreus 10.19-21 - “Tendo pois, irmãos, ousadia para entarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus.”

Lição: Jesus exigiu que a talha estivesse cheia      
Talvez o seu milagre ainda não chegou porque você não tem mantido a sua vida cheia do Espírito Santo. Não é costume de Jesus trabalhar em nada e nem em ninguém que esteja vazio, sabemos que Ele pode operar no sobrenatural sim, trazendo a existência o que ainda não existe, mas, a nossa vida, ela precisa estar cheia de frutos que alegrem o coração de Deus.

5ª Lição: O milagre foi feito porque a vontade de Jesus foi atendida
Do  versículo 5 ao 8 podemos observar que Jesus instrui aqueles homens que ajudavam servir no casamento. Jesus quer que você respeite a Sua vontade para a bênção chegue até a sua vida. Procure ouvir a Sua voz e obedece sempre ao que Ele mandar. 

Lição: O que Jesus fará em sua vida chamará a atenção de muitos
N versículo 9  lemos que o mestre-sala chama o esposo e faz uma observação admirando a qualidade daquele vinho, o milagre chamou a sua atenção.
Jesus pode usar o seu testemunho, o seu milagre para salvar outros. O paralítico de Carfanaum foi um dos exemplos de que os milagres que Jesus realizou da foram motivos para que muitos glorificassem a Deus e o seguissem. Marcos 2.12 - “e levantou-se, e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a deus, dizendo: nunca vimos tal coisa.”
Persevere na sua vitória e conquiste-a, pois, muitos ao seu redor tem assistido a sua peleja e estão "pagando para ver" até onde você vai aguentar. Assim como Tomé, muitos precisam assistir ao agir de Deus em nós para que acreditem no Seu Poder.
 
7ª Lição: Jesus sempre deixa o melhor para o final 
Um trecho do versículo 10 diz : “Mas tu guardaste até agora o vinho bom”
Jesus sempre nos surpreende, e, quando pensamos que tudo está acabado, Ele faz com a nossa vitória chegue. Pense com fé e espere sempre pelo melhor de Deus em sua vida, Ele nunca te decepcionará, ao contrário, nós é que colocamos tudo a perder com nossas lamentações e desânimo.
Esteja firme e conquiste o seu milagre!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...