segunda-feira, 28 de março de 2011

Cuidado Com o Seu Coração, Pois, Ele é Enganoso



Jeremias 17: 9-10 - “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
Há uma expressão muito ouvida em novelas, filmes, em palestras, já conhecidas por todos “siga o que seu coração mandar”. Mas será que a palavra de Deus também pensa assim, será que ela concorda com essa frase? Salomão, homem mais sábio que já existiu disse em Provérbios 4: 23 -“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”
Ele pede que acima de tudo, que a principal coisa, que aquilo que nós devemos mais cuidar é o nosso coração, outras versões colocam pensamento, pois nesse contexto coração é suas motivações, intenções, vontade, onde procedem todas as saídas da vidas, sonhos, decisões, metas. Por essa importância toda que é o coração do homem e pelo poder que ele tem na nossa vida é que Salomão diz que é acima de tudo, que nós devemos guardá-lo. 
Mas devemos guardar nosso coração de quem afinal? De nós mesmos, veja Jeremias 17 : 9 - “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” A natureza do nosso coração é enganosa e traiçoeira, em nosso coração e vontades naturais não habita bem algum, Paulo constatou isso, e se queixou em Romanos 7 :18 - “Porque Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”
Paulo lamenta a luta que ele tem que fazer para ele conseguir fazer o bem, porque isso vai contra a vontade de sua carne e seu coração.
Sabemos que não é fácil dizer não ao pecado, é uma luta constante, e muitas pessoas tem aceitado ser derrotado pela prostituição, pela bebida e outros vícios, pois acham que é normal, “é a idade, eu não sou de ferro, sou homem, sou mulher, e é minha natureza não posso fazer nada, como vou lutar contra meu desejo”, por isso que o mundo la fora está cheio de homossexuais, adúlteros, fornicadores, beberrões e tantos outros, porque resolveram seguir seus extintos, seu coração, e não sabem que eles são enganoso, e mais do que isso, perverso! Sua doença é incurável! Quem é capaz de compreende lo? nem nós mesmo compreendemos, e somos traídos por ele, aí você pensa “estamos lascados não tem solução pra nós” Paulo também acho que se desesperou, veja o que ele diz  em Romanos 7.24 -“Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” mas no versículo seguinte Paulo da a solução na parte "A " do versículo “Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor…”
Só mesmo Jesus para nos livrar, pois só ele conhece nosso coração realmente, depois que você aceita Jesus, a palavra nos diz que temos a mente de Cristo e começamos a sonhar seus sonhos e andar como ele quer que nós andemos, mas se continuarmos andar segundo o nosso coração, aí não tem jeito mesmo.
Quem é capaz de compreender o coração? Jeremias 17: 10 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Ou seja, frutos são consequências de nossas obras, nossas obras são conseqüências do desejo do nosso coração, logo se nosso coração é corrupto e perverso, nossos frutos não serão nada bons e nosso fim será horrível, e agora estamos na mesma de novo, miseráveis homens que somos! 
Mas Davi por conhecer isso clamou ao Senhor em Salmos 139: 23-24 - “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”
Você tem pedido para o Senhor sondar o seu coração e guia-lo? Não adianta nada dizer que o aceitou, que o ama se não deixar que ele examine-o e convença das suas motivações erradas, e deixe-o guiar por um cominho eterno. Peça para o Senhor o examinar, peça para que ele lhe mostre onde você está errado, quais são as atitudes que você deve mudar. 
Veja Provérbios 16 : 2 - “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos.” Parece que tudo é normal né? Tudo está direito, mas não é bem assim não, o Senhor pesa tudo. Coloque o versículo seguinte de Provérbios como principio de sua vida “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” Isso é fantástico, coloque seus caminhos nas mãos de Deus e Ele estabelecerá os seus pensamentos, e a Bíblia diz que os pensamentos de Deus “…são pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que esperais” Jeremias 29: 11.
Coloque seus sonhos, projetos e desejos no Senhor, consulte primeiro a Deus em tudo, pergunte se esses são realmente os pensamentos de Deus para sua vida, caso não seja ainda que pareça direito será caminho de morte veja Provérbios 14: 12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”
Coloque sua vida na dependência de Deus, guarde seu coração com a Palavra de Deus, como diz Salmos 119 9 -11 - “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando o conforme a Tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
Guarde este Livro no seu coração, ocupe seu coração e sua mente do que vem do alto, apenas a Palavra de Deus fará você evitar de pecar, você pode estar no outro lado do mundo, mas quando lhe surgir a oportunidade de pecar a única coisa que vai lhe impedir de errar é se a palavra de Deus estiver guardada e guardando o seu coração, alimente seu espírito e crucifique sua carne. Atente para essas três passagens a mais. 
Provérbios 28: 26  - “Os que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.” Salmos 81: 11-12 - “Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos”
No momento que você rejeita a instrução, e o propósito de Deus, ele te larga a sua própria sorte, te deixa andar segundo a teimosia do seu coração, e sabemos bem que dele não vem bem algum. Aceite a Jesus entregue tudo a Ele, confie suas obras a Ele e obedeça a Sua Palavra que ele lhe guiará em um caminho de vitória e sucesso.
Tenha um coração sadio!!! 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...