(JeAn WeRnEcK - Vibrei quando Deus me deu essa Palavra, Ele é Fiel!!!)
"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crecendo."(1 Pedro 2.2)
Nesse versículo, Pedro usa uma expressão um tanto quanto curiosa, o "leite racional" e, nos aconselha a desejá-lo como meninos novamente nascidos, ou, recém-nascidos. Na verdade, o que ele pretende expressar com esse conselho?
Primeiramente, devemos entender o que é leite racional... Quando Pedro escreve esse comentário ele se refere a Palavra de Deus, sendo esta, não um alimento comum, mas, um "alimento inteligente", que nos sustenta em situações difíceis e produz em nós o crescimento na Graça e no Conhecimento de Deus.
Assim, como o leite é essencial ao recém-nascido, ajudando a proteger o seu organismo de alguns males ou carências futuras, por ser um alimento riquíssimo em vitaminas e outras substâncias importantes, da mesma forma, é necessário que nos alimentemos da Palavra de Deus, o leite racional, para que possamos gozar de uma vida espiritual sadia e fortalecida. É curioso quando observamos um bebê que acabou de vir ao mundo, ele parece estar sempre faminto, almejando a todo instante por um período de amamentação e, para muitos, eles são um pouco exagerados no que diz respeito a quantidade de mamadas diárias, bom, há realmente a necessidade desses pequeninos serem tão apreciadores do leite materno, pois, consumindo-o, eles serão crianças sadias e fortes.
A Palavra de Deus, como um leite racional, deve ser absorvida sem moderação por aqueles que passam pelo Novo Nascimento, conhecidos como "recém-nascidos no Espírito de Deus" e, é claro, por todos aqueles que foram remidos pelo sangue de Jesus, para que a sua vida seja saciada e fortalecida, existindo uma base sólida que fará com que as lutas do cotidiano sejam vencidas pela Fé!
Numa rápida comparação, podemos destacar algumas características do leite como um alimento físico e compará-lo a Palavra de Deus, citada como o "leite racional", vejamos algumas:
1ª Caraceterística - O leite se torna branco pelo resultado da dispersão de luz refletida pelos glóbulos de gordura e por outras partículas contidas na sua composição - A gordura quando é mencionada na Bíblia pode significar uma metáfora da fartura, estando nós, cheios de alegria, otimismo, força, fé e outros bons sentimentos positivos, podemos dizer que estamos cheios de "gordura", em paz, felizes e, carregamos a força de Deus dentro de nós, porque "a Sua Alegria é a nossa força", bem, e se há "gordura" em nossa vida, todas as vezes que a Luz de Deus refletir em nosso interior, nos tornaremos brancos, claros, limpos pela Glória de Deus, resitentes ao pecado! Seremos alvos como a neve!!!
2ª Característica - Quando o leite possue micróbios ou bactérias, sua cor pode ser mudada - Trazendo isso para a parte espiritual, sabemos que os micróbios e bactérias nada mais são do que os pecados que, corregam impureza e maculam as nossas vidas, eles escurecem as nossas vestes espirituais e nos afastam da santidade de Deus. Que venhamos vigiar para não cairmos em condenação por transgressões em nossos atos!
3ª Característica - Por possuir todas as vitaminas, o leite é um alimento riquíssimo em nutrição - Podemos afirmar que a Palavra de Deus também é alimento essencial, pois traz revelações fantásticas acerca de vários assuntos, cura, libertação, pecado, alegria, paz e, assim por diante. Tudo o que precisamos para sermos felizes e alcançarmos a salvação está contido na Bíblia. Faça um teste, abra a Palavra de Deus, peça ao Espírito Santo que o guie em sua leitura e sinta Deus soprando em seu ouvido, dando-lhe direção e refrigerando o seu coração e a sua alma.
Nutrição é carregar a Verdade, que é a Palavra, no coração!!!