sábado, 23 de julho de 2011

Primeiro Analise E, Se Possível, Diga!


Esses dias eu estava em casa e resolvi ligar um pouco a TV, busquei alguns canais e optei por assistir a um programa de esportes. Numa de suas reportagens, o programa exibiu um pequeno documentário sobre a vida de um jogador de futebol, trazendo várias informações sobre a sua origem. A equipe de reportagem gravou numa cidade muito simpática do interior de Minas Gerais e, observei algumas expressões interessantes, usadas entre os moradores da mesma, os chamados “ditados populares”.

Os ditados fazem parte da nossa cultura, são frases que expressam a “sabedoria popular”. Por exemplo, quando temos que substituir algo que não pretendíamos usar, é comum dizermos, “quem não tem cão, caça com gato”, ou ainda, quando ganhamos algo de alguém e constatamos que o estado do objeto não está muito legal, costumamos falar, “cavalo dado não se olha os dentes”.

Há uma semana atrás, estava conversando com a minha esposa Vanessa e me lembrei de uma expressão que a minha avó Araci usava muito e, confesso que eu achava até engraçado toda a vez que ouvia ela mencionar isso , “quem come e guarda, come duas vezes”, engraçado sim, mas é verdade!(risos) Com certeza, uma frase que pode ser empregada em várias áreas, tudo que é esbanjado, pode fazer falta futuramente!

Se tentarmos nos lembrar de expressões e ditados populares que costumamos ouvir, poderemos fazê-lo por longos minutos, quem sabe até horas, pois, como vivemos em sociedade, é comum assimilarmos o que dizem a nossa volta. É justamente nesse ponto que desejo chegar...

Costumo dizer que devemos possuir um “filtro espiritual”, isto é, nem todas as expressões que ouvimos por aí devem ser repetidas por nós. Temos aprendido que as nossas palavras carregam bênçãos ou maldições, quando falamos, profetizamos algo e, se profetizamos, precisamos ter sempre o cuidado de que seja uma profecia que traga um retorno feliz, sem qualquer tipo de legalidade que possa ser usada pelo inimigo de nossas almas. Pode parecer uma coisa simples repetir um ditado popular que ouvimos por aí, mas, é necessário que tenhamos sempre a prudência de analisarmos o seu teor.

Para que você me entenda melhor, darei alguns exemplos de ditados populares que se opõem ao que diz a Palavra de Deus, vejamos alguns deles e faremos uma análise a Luz da Bíblia:
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido"
Esse ditado nos remete a uma idéia de que devemos revidar a altura, ferirmos ou atacarmos alguém da mesma maneira que somos feridos ou atacados, seja por palavras ou ações. Não podemos pagar na mesma moeda! Ficamos, então,  com o conselho excelente de Paulo em Romanos 12.21 - "Não te deixeis vencer do mal, mas vence o mal com o bem." A atitude certa não é revidar uma agressão ou uma palavra torpe, sei que a carne nos oferece essa tendência, porém, o Espírito Santo deseja nos mostrar que a justiça cabe a Deus e, nos capacita para que esperemos por ela!
"Pau que nasce torto, nunca se endireita"
Essa frase não requer um comentário muito extenso, somente uma afirmação, Jesus é um especialista em consertar o homem e trazer mudança de vida ao mesmo! Quando aceitamos a Cristo como o nosso Único e Suficiente Salvador, genuinamente, é iniciada uma obra importantíssima em nós e, muitos conceitos são quebrados, atitudes são mudadas, enfim, começamos a experimentar vida nova em Jesus! A exemplo do que diz uma música evangélica infantil "homenzinho torto", "...e tudo que era torto, Jesus endireitou", o "velho homem" é moldado e colocado no prumo de Deus! "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17) Diante de tudo o que foi dito, não repita esse ditado. Jesus pode mudar o que está torto sim!!!
"A esperança é a última que morre"
A nossa esperança é Cristo, então, deixo uma pergunta a você, Cristo está morto ou poderia morrer?! A Bíblia nos mostra que nem mesmo a morte, que é o terror de muitos homens, foi capaz de vencer o Mestre! Ele ressuscitou depois de 3 dias e subiu aos céus, onde reinará eternamente. Portanto, não nos comportemos como o mundo tem se comportado, podemos afirmar que a nossa esperança não morre nunca, porque a nossa esperança está em Cristo e, é o próprio Cristo!
Como eu disse, poderíamos digitar uma grande postagem com inúmeros ditados, porém, o meu objetivo não é listar essas frases, e sim, chamar a sua atenção no que tange o teor de algumas expressões que circulam por aí e que, por não vigiarmos devidamente, acabamos adotando-as em nossos diálogos com o próximo.
Que Deus abençoe a todos!!! 

  





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...