Certamente, você já ouviu falar no Festival de Parintins, uma das
principais manifestações folclóricas do nosso país, onde duas torcidas
se manifestam, embaladas por duas cores predominantes: A vermelha e a
azul. Essas cores estão ligadas aos dois protagonistas da festa, o boi
caprichoso, embalado pela cor azul, e, o boi garantido, representado
pelo vermelho. Dessa forma, o Festival segue no clima de uma competição
absolutamente amigável, com dois lados, duas torcidas, duas cores, etc.
Bem, como todo grande festival funciona como uma importante oportunidade
de lucro e divulgação, ou seja, uma oportunidade para que inúmeras
empresas exponham o seu produto e alavanquem as vendas dos mesmos, com a
Coca-Cola não poderia ser diferente... Mas, a Coca-Cola possuía um
“problema”! Todos sabemos que a cor predominante de sua embalagem
tradicional sempre foi o vermelho, então, como fazer com que os
simpatizantes do azul, cuja cor está ligada a um dos bois do festival,
consumissem o refrigerante?! Pois é, o setor de marketing da empresa
decidiu, por um lado, manter o vermelho da embalagem tradicional, e, por
outro lado, mudar a cor da embalagem para o tom azul. Assim, as duas
torcidas seriam alcançadas, em relação ao consumo e divulgação da marca,
no festival de Parintins. Podemos chamar isso de uma sacada de mestre!
Nessa situação, um produto sofreu uma mudança em sua identidade para
alcançar um evento, e não, o evento teve as suas cores transformadas
para receber um produto.
Que bom seria se essa mudança nas
características de um produto se identificasse um pouco com a postura de
algumas igrejas de hoje! Eu explico... A vida cristã tem as suas bases
firmadas na Verdade, na Bíblia. É certo afirmarmos que a Verdade é
imutável, ou seja, independente de tempo e modismos, ou, outros fatores,
a Verdade jamais poderá ser modificada. Outra afirmação inquestionável é
a de que o homem deve se adaptar à Bíblia, e não, a Bíblia se adaptar
ao homem.
Quando decidimos seguir a Cristo, assumimos uma postura de
discípulos, e, começamos a fazer parte de um grupo que se iniciou há
muito tempo, o qual ouviu do próprio Jesus a expressão “negue-se a si
mesmo”. Não mais as nossas mazelas, não mais os nossos desejos, não mais
práticas antigas e pecaminosas, enfim, as coisas velhas precisam passar
para que tudo se faça realmente novo! Creio que agora você está
começando a me entender...
O que temos visto em nossos dias são igrejas
que tentam se adaptar ao homem! Infelizmente, a cada dia que passa,
podemos enxergar que a igreja tem ficado cada vez mais parecida com o
mundo. Muitos perdem o foco e, na ambição de terem seus templos
abarrotados de pessoas, promovem um show de mundanismo e heresias dentro
de suas dependências. “As cores são mudadas para receber o produto, e
não, o produto deve mudar para ser aprovado”. Nunca tivemos uma
necessidade tão gritante de defender o Evangelho genuíno, nunca
possuímos um trabalho tão árduo de manter a nossa identidade como
cristãos! Que Deus tenha Misericórdia da Sua Igreja, e, nos ensine a
perseverar na sã doutrina, nos bons costumes, nos conceitos imutáveis,
na Verdade!
Que Deus abençoe a todos!