quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Fogo De Deus


“E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.” (Êxodo 24.17)

Num dos convites feitos pelo meu Pastor para estar trazendo uma reflexão, para a nossa Igreja, o Espírito Santo me levou a estudar um pouco sobre alguns símbolos que são usados para tipificar a Trindade Santa na Bíblia. Nesse comentário vamos falar especificamente sobre o fogo que, como eu disse, pode ser encontrado na Palavra de Deus possuindo uma relação direta com Deus, Jesus e o Espírito Santo, podemos citar alguns exemplo sobre isso:

- Em Apocalipse 19.12a, João faz uma descrição sobre a pessoa de Jesus e relata que Seus olhos eram como chamas de fogo. Era como se João enxergasse um fogo intenso dentro de Jesus, a ponto de querer saltar de Seus olhos.
- Moisés, no livro de Êxodo, pode contemplar a presença de Deus numa sarsa que não se consumia em meio ao fogo.
- O mesmo Moisés, durante todos os dias em que conduziu o povo pelo deserto, teve um ajuda importantíssima de Deus para vencer o frio noturno, pois, Deus se manifestava em forma de coluna de fogo para aquecê-los.
- O profeta Elias, um grande homem de Deus, quando ofereceu um sacrifício a Deus no monte Carmelo, disse: “O Deus que responder com fogo, esse é o Deus verdadeiro.” Logo depois, desceu fogo do céu e consumiu todo o holocausto oferecido por ele naquela ocasião.
- João Batista, um outro grande homem de Deus, em meio as suas pregações que tinham como foco principal o arrependimento e a purificação de pecados, dizia em alta voz no deserto: “Após mim virá um que vos batizará com fogo”, se referindo a pessoa de Jesus.
- No livro de Atos encontramos uma cena muito narrada por Cristãos renovados que, fala da descida do Espírito Santo numa reunião e, pessoas que estavam ali contemplavam algumas línguas repartidas como que de fogo.

Eu poderia citar muitas outras referências bíblicas onde encontraremos o fogo relacionado diretamente a Trindade Santa, mas, gostaria de tratar sobre algumas características do fogo.Vejamos:

Característica - “O Fogo transforma qualquer natureza”

Com o fogo, podemos preparar vários alimentos, inclusive a carne. Antes de ser levada ao fogo, a carne não possui sabor e nem uma aparência agradável. Vale lembrar que o sangue não é algo que pode fazer parte da dieta do Cristão, mas, falaremos sobre isso numa outra oportunidade! Comer carne crua também pode ser muito prejudicial a saúde humana, ou seja, a mesma pode possuir alguns agentes causadores de doenças que, sem dúvida, afetarão diretamente o nosso organismo.
Podemos dizer, amados irmãos, que quando a nossa vida entra em contato com o Fogo de Deus, nossa natureza começa a sofrer modificações. Nossas vontades, conceitos, emoções e atitudes, começam a se alinhar com a Bíblia e a vontade de Deus, gerando em nós uma nova vida. Começamos a nos posicionar para a produção dos frutos do Espírito Santo e não mais produzimos frutos da carne, quando recebemos o Fogo de Deus sobre nós e dentro de nós. Pecamos sim, mas não vivemos mais na prática do pecado, como outrora vivíamos.
Todo aquele que tem uma experiência com o Fogo de Deus, se torna uma nova criatura em Jesus Cristo.

Característica - “O Fogo traz renovo para as nossas vidas”


É comum vermos em nossa região grandes propriedades destinadas ao cultivo da cana-de-açúcar e, entre a colheita e um novo plantio, podemos perceber algumas queimadas realizadas nessas lavouras. Confesso que tinha um pouco de curiosidade sobre essa prática das queimadas e decidi pesquisar um pouco na internet e,  fiquei surpreso com a necessidade de se fazer tal coisa após a colheita da cana-de-açúcar. Sabemos que toda planta precisa de nutrientes adequados para o seu desenvolvimento e, com a cana-de-açúcar não poderia ser diferente. Durante o processo de crescimento, o vegetal extrai do solo quantidades significativas de potássio, magnésio, fósforo e cálcio, fazendo com que o solo se torne um pouco fraco para que seja iniciado um novo plantio. E qual seria o resultado de uma queimada nesse solo empobrecido? Alguns estudiosos dizem que quando o solo entra em contato com a alta temperatura gerada pelo fogo, tudo o que foi desgastado pelo desenvolvimento do vegetal se renova.
Em nossa vida espiritual não é diferente, às vezes, nos sentimos fracos, com pouca fé para superarmos as dificuldades, desmotivados e, assim por diante. Quando entramos em contato com o Fogo de Deus somos renovados, nos tornamos dispostos, adquirimos uma postura de perseverança diante das provações. Precisamos de renovação para alcançar promessas em Deus.


Característica - “O Fogo purifica”


Um ourives conhece muito bem essa propriedade do fogo, pois, o ouro chega ao seu estágio mais puro através dele. Quando um metal é levado ao fogo, suas impurezas são separadas de sua parte mais valiosa, ou seja, a alta temperatura é fundamental na purificação de um metal, principalmente o ouro.

Toda vez que somos tocados pelo Fogo de Deus, somos purificados, a sujeira do pecado sede lugar as atitudes que glorificam a Deus, fazendo com que a nossa vida seja aprovada pelo Pai. É  necessário acrecentarmos que, para termos uma comunhão plena com Deus, precisamos estar puros, pois, Deus é Santo e, para que um relacionamento seja satisfatório é necessário que aja afinidade entre aqueles que se relacionam. Não podemos chegar diante de Deus com velhas práticas mundanas e pensamentos impuros. E
"Ele nos perdoa e nos purifica." (1 João 1.9) e

Característica - "O Fogo nos protege"

Quando são providenciadas todas as coisas que irão compor um acampamento, observamos facilmente uma fogueira que será acesa ao cair da noite. Ela não só será usada para fornecer calor e luz como também, para repelir alguns insetos e predadores que podem causar algum tipo de dano aos indivíduos daquele camping. Podemos dizer, nesse exemplo dado, que o fogo protege aqueles que estão próximos a ele.
O Fogo de Deus não permite que predadores espirituais nos façam mal, ele repele até o mais perverso deles!
A Bíblia descreve algumas características relacionadas a pessoa do nosso inimigo, o diabo. Podemos ler em Apocalipse que ele possui patas de leão, que indica força, asas de águia, que indica agilidade e cauda de escorpião, que indica sagacidade. 
Isso não é nada comparado ao Poder de Deus e, as ciladas de nosso inimigo espiritual jamais poderão nos vencer se deixarmos o Fogo de Deus queimar diariamente em nosso interior! Não importa a maneira pela qual o diabo se levantará contra ti, saiba que Jesus veio para desfazer todas as suas obras e nenhuma fermenta armada contra ti prevalecerá. O Fogo de Deus o protegerá de todo mau.
Escolha andar no meio do Fogo de Deus para que você seja transformado, renovado, purificado e protegido! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...