quinta-feira, 22 de março de 2012

Não Generalize...



Às vezes, observo as formas de pensar e agir do ser humano e, confesso que acho muito interessante algumas delas... Para ser mais objetivo, tenho percebido que muitos tentam generalizar o comportamento de um grupo por causa das atitudes de um determinado membro deste grupo, isto é, se um indivíduo comete alguma ação que transgrida algum tipo de lei, ou, se a sua postura não for aprovada pela sociedade, os membros pertencentes ao grupo, o qual este indivíduo faz parte, também apresentarão um comportamento semelhante. Segundo o dicionário de português, a palavra “generalizar” quer dizer justamente isso, “tornar-se geral”, apanhar algo isolado (um pensamento, um comportamento, uma ideologia, etc.) e atribuí-lo a um todo.
Devemos ter bastante cuidado quando assumimos um perfil de generalizadores, pois, não é conveniente condenar um todo por haver deficiência num ponto do mesmo. Temos visto um relevante aumento da corrupção na política, em nosso país, contudo, será que seria correto dizer que todos os políticos são corruptos? Nos grandes centros, como a cidade do Rio de Janeiro, podemos observar um grande número de policiais militares se unindo aos criminosos e favorecendo-os, mas, seria certo dizer que todo policial militar tem a tendência de ter o seu caráter corrompido pela influência do crime?  Vemos em toda a mídia a divulgação de notícias que focam padres sendo acusados de pedofilia, mas, seria correto dizer que todos os sacerdotes católicos são pedófilos? Você conseguiu perceber como não podemos generalizar as atitudes dos indivíduos de um determinado grupo nos baseando apenas em atitudes de certos membros desse grupo?
Agora, reflita sobre outro exemplo comigo... Imagine se o ministério de Jesus fosse condenado pela atitude de Judas... Todas as curas, todos os prodígios, todos os ensinamentos, enfim, tudo o que Jesus realizou em aproximadamente três anos e meio deveria perder o efeito e a credibilidade por consequência da fraqueza de um único membro do seu ministério? Aí está mais um exemplo que nos ensina a não generalizarmos as coisas. Apesar de Judas ter se entregado a infidelidade, a traição, ao erro, todos os demais discípulos permaneceram fiéis a Cristo, por isso, podemos afirmar, sem qualquer dúvida, que Jesus e os outros onze discípulos obtiveram aprovação diante de Deus.
Hoje mesmo eu estava navegando num site de relacionamento, quando me deparei com uma postagem que continha um link onde o assunto principal era a prisão de um pastor. Sei que esse homem errou, transgrediu a lei e, certamente, deve pagar por seu erro, porém, a postagem não pretendia somente nos informar sobre o crime daquele homem, e sim, de tentar manchar a imagem de uma determinada religião, nesse caso, a religião evangélica. Porque digo isso? Simples, o autor da postagem supracitada, por diversas vezes, tem postado assuntos que citam alguma espécie de má conduta de evangélicos, principalmente pastores, com o intuito de criar uma idéia de que todos os que são pertencentes a essa religião podem se corromper facilmente. Não quero defender o erro de um determinado seguidor da religião evangélica, é evidente que o meu objetivo principal não é esse, quero apenas defender a idéia de não podemos generalizar esse tipo de ação, dizendo que todo o grupo deve perder a sua idoneidade em razão desse ato.
Nesse caso, há também uma segunda coisa a ser observada, a perseguição. Na Bíblia, Jesus menciona a perseguição àqueles que se levantam para seguí-Lo, obedecê-Lo, ...“Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós”... (João 15.20) “E sereis odiados de todos por causa do meu Nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 10.22). Tenho sentido a resistência do mundo em relação a postura que assumi, de servir a Deus e lutar diariamente para fazer a Sua vontade, porém, sei que todas as críticas, perseguições, injustiças, humilhações, escárnios, enfim, tudo o que se levanta contra mim será extinto um dia. Procuro buscar as coisas do alto, porque essas são eternas e, sei que quando Jesus me recolher, todo o fardo de perseguição dará lugar a Glória indescritível de Deus.
Não generalize, não condene, não persiga! Se você é um verdadeiro cristão, ore e peça a Deus que mude as atitudes daqueles que fraquejam e mergulham em erros! Ninguém é tão santo e tão fiel a Deus a ponto de nunca pecar, portanto, toda a medida de julgamento que é usada por você para julgar e condenar alguém poderá ser usada contra você mesmo em outra ocasião!
Que Deus abençoe a todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...