segunda-feira, 26 de março de 2012

Quebrando Prisões

(Mensagem que Deus me deu para pregar no Culto da Vitória da última quarta, dia 21 de março de 2012. Obrigado, Senhor!)

“Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente por ele. Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor e, uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!” disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.” (Atos 12.5-7)
Existem muitas “prisões” que tentam limitar a vida do cristão, situações que se levantam para restringir, tornar inoperante, enfim, uma das funções do inimigo é fazer com que a obra de Deus seja travada, não avance. A vigilância é fundamental para não sermos apanhados pelas prisões. Perceba a situação de Pedro, colocado numa prisão, algemado e, vigiado por soldados junto a ele e na porta do cárcere, complicado, não é mesmo? Muitos de nós passamos por momentos onde nos sentimos assim, como Pedro, completamente imobilizados. É como se estivéssemos num labirinto, sem visualizarmos qualquer tipo de saída, envoltos por lutas que nos extremessem e arrancam de nós o ânimo, mas, Deus nos aconselha a lutarmos até o fim, para que alcancemos a nossa vitória Nele e por Ele.
O que limitava Pedro era uma prisão física, pois, creio que, espiritualmente, ele esperava o seu socorro em Deus e, descansava Nele. Ao contrário de Pedro, podemos perceber que muitos podem não estar em prisões físicas, com paredes, barras de ferro, guardas, porém, estão pressionados por prisões espirituais que os impedem de obter paz em seu cotidiano. Podemos citar algumas dessas prisões:
-    Dívidas pesadas, estar preso na mão de agiotas e não conseguir quitar essa dívida;
-     Enfermidades, doenças com ou sem causas conhecidas que assolam por vários anos;
-     Depressões profundas, não ter estímulo para reagir;
-     Medo extremo, não ter coragem para dar novos passos;
-     Raiva, não ser capaz de liberar perdão por ter sido lesado por alguém;
-     Decepção, não conseguir tentar mais uma vez;
-    Vício, não conseguir deixar algo que corrói a sua saúde, como o cigarro, o álcool, etc;
-    Pecados - Área sexual (adultério, fornicação, prostituição, etc.), Jogos de azar, Amor ao dinheiro (ganância, fraudes, etc.) e outros.
Podemos declarar com convicção absoluta que Deus pode nos libertar de qualquer prisão, não importa o quão complexa ela nos parece, Ele é Poderoso para fazer muito mais do que pensamos ou pedimos. É importante entendermos que a libertação depende da iniciativa daquele que deseja ser liberto, ou seja, só podemos sair de alguma prisão quando nos esforçamos para isso!
Enquanto eu estava analisando o texto de Atos 12.5-7, o Espírito Santo me fez observar alguns pontos interessantes e, gostaria de citá-los:
1 - Um servo de Deus, fiel, é altamente temido pelo inferno
Podemos constatar uma situação curiosa, acerca de Pedro, porque digo isso? Pois bem, entendemos que ele estava numa situação de segurança máxima! Trancado na prisão, vigiado por 2 guardas que estavam do seu lado, preso por algemas e guardas do lado de fora daquele cárcere. Porque esse homem foi tão aprisionado e vigiado? Qual era o seu crime? Pedro não era um assassino, um ladrão e nem um anarquista, ele simplesmente pregava sobre o Reino de Deus. Todo o inferno sabia que um homem, como Pedro, submisso a vontade de Deus e carregado com a Sua Unção poderia convencer uma grande multidão, libertando-a de suas práticas pecaminosas. Pedro era um homem que tinha intimidade com Deus e, por isso, era usado por Ele tremendamente. A Bíblia nos diz que ele curou paralíticos, expulsou demônios, curou enfermos com suas orações (e até com a sua sombra), e, além disso, foi o único homem a andar sobre as águas além de Jesus. Jesus disse aos seus discípulos que daria a eles poder e autoridade e Pedro usava muito bem esses presentes que ganhara do Mestre.
E nós, será que temos buscado esse poder e essa autoridade que outrora Jesus também disponibilizou a nós? Precisamos ser temidos pelo inferno, precisamos verdadeiramente nos colocar na posição de aprovados pelo Pai, para sermos usados poderosamente por Ele. Muitos de nós amam citar o texto de Filipenses 4.13, que diz, “Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”, mas, quero que você creia que podemos todas as coisas sim, porém, para isso há uma condição clara nesse texto, podemos todas as coisas somente se estivermos em Deus! Se buscarmos a comunhão verdadeira com Deus, nos santificarmos, rejeitarmos os manjares do mundo, aí sim, seremos temidos pelo inferno!
2 - Existem prisões que só podem ser quebradas através da unidade
A parte “b” do versículo 5 de Atos 12, nos mostra nitidamente a unidade de servos de Deus, “...mas a igreja fazia continua oração por ele a Deus.” A igreja orava unida, num mesmo propósito, e Pedro foi libertado daquela prisão. A unidade, no plano espiritual, é uma das armas mais poderosas da igreja! Um reino que se fragmenta, que se divide, está fadado a derrota, a extinção, Mateus 12.25 nos mostra isso, “Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e toda cidade, ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” Isso é seríssimo! Necessitamos buscar a união e orar para que as dissensões no meio da igreja sejam neutralizadas e, desse forma, evitaremos que o mau avance, limitando o povo de Deus.
Em Gênesis 11, encontramos um mau exemplo de unidade, um grande grupo pretendia construir uma torre que tocasse o céu com o seu cume. No início daquele enorme e audacioso mutirão, lemos que todos falavam a mesma língua e estavam motivados naquele propósito de forma unânime, então, o próprio Deus faz o seguinte comentário em Gênesis 11.6(b), “...agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.” A partir daí, Deus resolve confundir aquelas línguas, trazendo confusão aos que faziam parte daquele ideal e, dessa forma, a solidez daquela mobilização foi abalada a ponto de ruir e trazer um ponto final aquela ação. Deus sabe que a união é algo muito forte e, logicamente, se aquele povo não fosse confundido, iriam bem longe.
Uma igreja unida sempre prevalecerá sobre todas as ferramentas armadas contra ela!
3- Deus sempre age na hora exata
Pedro foi libertado por Deus daquela prisão na noite anterior ao dia que Herodes o julgaria e, por certo, o condenaria e em seguida mandaria matá-lo, como fez com Tiago. Guarde isso em seu coração, se há uma determinada promessa revelada por Deus para a sua vida e você tem permanecido fiel a Ele, o mau não poderá te ceifar. Há limites para o sofrimento de um servo fiel, examine a trajetória dos “heróis da fé”, homens preciosos mencionados na Bíblia, e, você se certificará de que Deus trabalha em favor dos que o amam de verdade! 
Hebreus 4.16 diz, “Cheguemos pois com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”. Podemos afirmar isso que o versículo citado diz, “...sermos ajudados em tempo oportuno”, pois, em muitos momentos, pela permissão de Deus, experimentamos situações onde não conseguimos enxergar uma saída sequer, achamos que vamos perecer e, na hora “h”, o braço forte do Senhor dos Exércitos nos resgata, mudando a nossa realidade e nos fazendo mais uma vez desfrutar de períodos de calmaria em nossa vida.
Nenhum mal é maior que Deus, portanto, Ele é poderoso para nos socorrer! Devemos aprender a esperar pelo tempo de Deus. Mesmo que para nós haja demora no auxílio do Pai, Ele possui ciência sobre todas as coisas e, com certeza, não deixará que nada projetado pelas trevas venha nos exterminar.
4 - Quando a luz chega, somos libertos das prisões que nos assolam
O texto de Atos supracitado relata que aquele estado de aprisionamento foi liquidado a partir da ação de resgate daquele anjo. O anjo que libertou Pedro, que era o próprio Jesus em forma de ser angelical, trouxe consigo uma luz muito forte. Não precisamos entrar em muitos detalhes para citar o óbvio, onde há Luz, as trevas desaparecem! Quando a presença de Jesus chega e começa agir em nós, muitos pontos pecaminosos são transformados, enfermidades da alma são saradas, atitudes são moldadas e cadeias espirituais são destruídas pelo poder do Mestre.
João 1.4-5 fala da soberania da luz sobre as trevas, exemplificando a pessoa de Jesus, “Nele (Jesus) estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
Busque a Luz de Deus e quebra as cadeias que tem te agredido como cristão.
5 - A unidade da igreja traz o sobrenatural de deus sobre os problemas
Deus enviou um anjo do Senhor para libertar Pedro, isso foi algo sobrenatural, pois, não é comum vermos anjos agindo fisicamente, neste caso, o anjo tocou no ombro de Pedro e o despertou.
Em relação ao sobrenatural de Deus, manifestado pela unidade da igreja em oração, quero deixar aqui um pequeno testemunho...
Sou membro da Primeira Igreja Batista Nacional Renovada, que fica em Cambuci, uma cidade pequenina que está localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro. Pois bem, no Estado do Rio, há alguns anos, temos enfrentado muitas epidemias de dengue e, num determinado ano, um dos filhos de uma irmã que congregava em nossa igreja foi picado pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor dessa doença. Já hospitalizado, a dengue que havia sido diagnosticada como comum, do tipo mais clássico, evoluiu para um estado hemorrágico. Com o passar das horas, o quadro desse jovem foi piorando...
Sua mãe que já estava orando por ele, resolveu ir até a Igreja e pedir que as irmãs da intercessão a ajudassem em oração e, assim, começaram uma campanha específica pela cura daquele rapaz. Notícias chegavam à todo momento, a situação era tão complicada que temíamos pelo pior, caso Deus não enviasse logo o seu socorro, porém, as irmãs guerreiras da oração, continuavam unidas, firmes naquele propósito. Os dias se passaram e Deus enviou a cura sobre o corpo daquele jovem!  
Só por isso, já teríamos motivos suficientes para darmos glória à Deus pela cura, mas, o socorro de Deus para com aquele rapaz foi ainda maior...
Depois de alguns dias, um parente daquela família esteve no cartório eleitoral da minha cidade, onde trabalho, com o intuito de regularizar a sua situação como eleitor. Após cumprimentá-lo, mencionei sobre o episódio com o seu primo, disse que Deus o curou e que estávamos muito felizes. Logo que terminei o meu comentário, ele me disse que a gravidade daquela enfermidade foi muito maior do que eu pensara e me deu alguns detalhes desconhecidos, para mim, sobre aquele fato.
Ele me disse que um dos médicos chegou a pensar que aquele jovem estava morto e o colocou numa maca, para ser levado ao necrotério do hospital. Durante os preparativos para a remoção, um dos enfermeiros decidiu se certificar mais uma vez de que aquele rapaz estava mesmo morto. Quando o enfermeiro começou a verificar os seus sinais vitais, percebeu que ele ainda estava respirando e, rapidamente, comunicou ao médico plantonista que tomou as providências cabíveis.
A unidade da Igreja é uma chave poderosa para atrair o sobrenatural! Creio que Deus pode ter ressuscitado aquele jovem sim, Ele é poderoso para isso e muito mais e, quando a Igreja entende que, é se unindo que muitas barreiras cairão, todos aqueles que fazem parte do corpo começam a alcançar vitórias que um dia julgaram dificílimas!
Quebre prisões em sua vida, seja fiel à Deus e temido pelo inferno, esteja unido ao corpo de Cristo, creia que Deus enviará o socorro em tempo oportuno, mergulhe na Luz de Deus e creia no sobrenatural.
Que Deus abençoe a todos!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...