terça-feira, 1 de outubro de 2013

Persevere E Receba A Sua Vitória



Dentre as muitas histórias interessantíssimas da Bíblia, me veio a mente, nesta tarde, uma peleja nada comum... Me refiro a peleja de Jacó com um anjo, no Vau de Jaboque, descrita em Gênesis 32.24-26: “Jacó, porém, ficou só; e vendo que este não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque a alva já subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”

Sem dúvida, esse é um dos eventos mais tremendos da Palavra de Deus! Porque digo isso? Para início de conversa, quem é que já viu alguém lutar com um anjo por aí?! É claro que a luta não teve motivações agressivas ou letais, ou seja, ninguém, tanto Jacó quanto o anjo, pretendia ceifar a vida de seu oponente, porém, houve uma peleja porque ambos estavam numa “queda de braço”, o anjo tinha a pretensão de subir e se empenhava para isso enquanto que Jacó não media esforços para segurá-lo e obter a sua bênção.

A primeira coisa que observo no texto supracitado é que Jacó se destacou de sua família, no contexto da história, lemos que Jacó os deixou seguir em frente e ficou só naquele lugar, e, posteriormente a isso, teve uma grande experiência espiritual. Às vezes, é preciso deixarmos o coletivo, nos esquecermos de tudo e de todos por algum momento para ficarmos a sós com Deus. Ter um relacionamento íntimo com Deus nos traz grandes experiências, e, com certeza, necessitamos sempre de novas experiências com o Pai, portanto, reserve sempre uma boa porção do seu dia e dedique-a a Deus.

O texto também nos fala que o anjo percebia que não conseguia prevalecer contra Jacó, mas, será mesmo que Jacó teria forças suficientes para segurar verdadeiramente um anjo?! Creio que nenhum ser humano seria capaz de prevalecer contra um anjo, a não ser que este receba uma unção de Deus para tal, mas, acredito que este não foi o caso de Jacó, pois, basta observarmos que, num determinado momento da peleja, o anjo tem uma atitude e parece querer mostrar “quem é que manda”, dando uma espadada numa das coxas de Jacó. A bênção foi obtida não porque Jacó venceu a luta com o anjo, mas sim, porque ele insistiu fortemente para ser abençoado por ele. Então, diante da perseverança de Jacó, Deus permitiu que aquele varão o abençoasse. Devemos acrescentar algo muito importante, a Bíblia diz em Hebreus que os anjos são criaturas que são enviadas por Deus para pelejar a nosso favor e, é evidente que nenhum anjo jamais se posicionará contra aqueles que hão de herdar a salvação.

Durante aquele encontro, no Vau de Jaboque, posso assimilar que Jacó foi marcado por aquele ser celestial, após este desferir um golpe de espada em sua coxa. Entendo que todas as vezes que temos uma experiência sobrenatural, somos marcados de algum modo. Quando mergulhamos na Glória de Deus, isto é, quando o poder de Deus se manifesta em nós e sobre nós, podemos ter o nosso interior sarado de algum medo ou alguma mágoa, podemos ter o nosso coração quebrantado, podemos receber o selo do Espírito Santo e sermos batizados por Ele, podemos receber dons que edificarão a nós mesmos e a Igreja, enfim, a Bíblia cita que somos transformados de Glória em Glória, e, isso se refere a buscarmos experiências espirituais com Deus. Nunca se esqueça de que o Senhor deseja se relacionar contigo, te presentear com dons e grandes experiências, marcando a sua vida de alguma forma. A partir do momento que recebemos um toque de Deus somos despertados e passamos a viver completamente diferente, com novos pensamentos e novas atitudes.

Assim como Jacó, devemos ser perseverantes para sermos abençoados por Deus! Se a sua bênção foge da natureza física, procure lembrar-se de que Deus está bem acima do aspecto físico e da lógica humana. Ele se move facilmente no sobrenatural, por isso, persevere, lute sem cessar e, experimente o milagre do Pai sobre a sua vida.

Que Deus abençoe a todos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...