sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Lei do Holocausto

O Espírito Santo me trouxe a memória  um assunto que acho muito interessante, como todo o conteúdo da Palavra de Deus, é claro. Faremos uma análise sobre o texto de Levítico 6.8-13 que, nos traz uma noção de como era a Lei do Holocausto, ou seja, como um sacerdote deveria se comportar ao oferecer um sacrifício a Deus, para que este mesmo fosse aprovado por Ele.
Antes de nos aprofundarmos em nosso comentário, é interessante lembrar que a todo momento vamos traçar paralelos entre o Antigo Testamento e Novo Testamento que, abrange a nossa atual realidade como cristãos, isto é, o presente, o agora.  
Sendo assim, devemos entender que hoje em dia não precisamos mais construir um altar para realizar um holocausto, imolar um animal para remissão de pecados, enfim, nada que o texto abordado nos mostra deve ser providenciado para que Deus derrame o Seu perdão sobre nós, não necessariamente do jeito que é descrito em Levítico, mas, com outras atitudes e procedimentos que substituem essa Lei que outrora foi imposta por Deus. Após o Jesus ter se oferecido como sacrifício vivo para garantir a nossa salvação, não precisamos mais obedecer o que rege a Lei do Holocausto na íntegra.
Podemos observar que, logo no início do texto, Deus fala a Moisés e pede a ele que instrua  Arão e seus filhos e, que estes obedeçam a todas as ordenanças, começando por um ponto interessante, o tempo do sacrifício, "...o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã e o fogo do altar arderá nele"(versículo 9b) Entendemos através desse trecho que é importante termos um tempo para apresentar a nossa oferta a Deus, seja ela uma adoração, uma oração, etc... Não importa o que vamos apresentar a Ele, o que importa é o tempo que vamos passar nos relacionando com Ele, reservarmos um período para o nosso Amigo Jesus é uma das chaves para acender o Fogo do Espírito Santo dentro de nós. Partindo do princípio de que dez por cento de tudo o que temos é de Deus por direito, então, devemos dedicar no mínimo duas horas e quarenta minutos para a nossa devocional diária com Ele, pois, o dia tem vinte e quatro horas, certo?! Pense nisso...
Prosseguindo, os versículos 10 e 11 nos mostram como um sacerdote deveria se vestir para que a sua oferta fosse recebida sem reprovações por Deus, e ainda, como ele deveria  estar trajado quando as cinzas, resultantes do holocausto, fossem retiradas do altar, "E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne, e levará a cinza, quando houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes: e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo." Você deseja apresentar um sacrifício a Deus como um sacerdote, mas, como estão as suas vestes? Limpas ou sujas?! Devemos nos "vestir" com vestes que possuem aspécto puro, limpo, vestes que não perderam o seu estado de limpeza em virtude de práticas pecaminosas. As cinzas representam impurezas e, é de fácil entendimento a postura do sacerdote de trocar as suas vestes para jogar as cinzas fora da aldeia, as vestes que estavam limpas não poderiam se sujar com os resíduos do holocausto.
Ao lermos o versículo 12, encontramos outra chave para aplicarmos em nossos dias, o texto diz assim: "O fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas, o sacerdote acenderá lenha nele toda manhã..." Perceberam, amados irmãos? O fogo deveria estar sempre acesso, como ordenou Deus, mas, para que isso acontecesse, o sacerdote deveria colocar lenha nele todas as manhãs! Seu fogo tem estado acesso todas as manhãs, ou será que  existem dias em que você tem deixado de colocar "lenha" em seu altar?! Como mencionei acima, uma ótima maneira de mantermos o nosso fogo vivo todos os dias e se relacionando com Deus!!!
E, para concluir o meu comentário, quero lembrá-los de uma coisa importantíssima, mesmo que não haja sacrifício, ou seja, mesmo que você não esteja num período de devocional a Deus, dispensando toda a sua atenção a Deus num determinado instante, seu fogo precisa estar acesso, não importa a sua atividade. O versículo 13 nos mostra isso, "o fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará." Não importa onde estivermos, ou, com quem estivermos, o fogo do Espírito Santo deve ser manter incandecente dentro de nós para que achemos Graça aos olhos de Deus.
Que Deus nos abençoe!!!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...