sábado, 9 de julho de 2011

Entendendo A Ética Cristã - Parte 1


INTRODUÇÃO:
Amados irmãos, nesses estudos sobre a Ética Cristã, entenderemos melhor qual é o posicionamento da Bíblia em relação a vários assuntos que ainda são mal entendidos, ou duvidosos, entre os Cristãos. Creio que alguns dos assuntos que iremos abordar nessa série de postagens sobre a Ética Cristã, serão de grande valia para sanar algumas dúvidas que tem acompanhado muitas atitudes e, tem produzido perguntas do tipo, "posso ou não posso?", "convém ou não convém?", "certo ou errado?", enfim, o nosso objetivo é trazer discernimento através da Palavra de Deus.
Mais do que uma simples lista de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como um Cristão deve viver. A Bíblia é tudo que precisamos para saber como viver a vida Cristã. No entanto, a Bíblia não se dirige diretamente a exatamente todas as situações que vamos ter que encarar em nossas vidas. Como então ela é suficiente? Em situações assim é que temos que aplicar a Ética Cristã.
A ciência define a ética como: “um grupo de princípios morais, o estudo da moralidade”.
Portanto, Ética Cristã pode ser definida como os princípios que são derivados da fé Cristã e pelos quais agimos.
Enquanto a Palavra de Deus talvez não cobre cada situação que temos que encarar em nossas vidas, seus princípios nos dão os padrões pelos quais devemos agir nas situações onde não temos instruções explícitas. Por exemplo, a Bíblia não diz nada diretamente sobre o uso ilegal de drogas, no entanto, baseado nos princípios que aprendemos das Escrituras, podemos saber que é errado. 
A Bíblia nos diz que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e que devemos usá-lo para honrar a Deus (1 Coríntios 6:19-20). Por saber o que o uso de drogas causa ao nosso corpo - o dano que causa a vários órgãos - sabemos que usar drogas iria destruir o templo do Espírito Santo. Com certeza isso não iria honrar a Deus.
A Bíblia também nos diz que devemos seguir as autoridades que Deus tem estabelecido (Romanos 13:1). Dada a natureza ilegal das drogas, ao usá-las não estaríamos nos submetendo às autoridades, pelo contrário, estaríamos nos rebelando contra elas. Isso significa que se drogas ilegais se tornassem legais, então não teria problema? Não sem violar o primeiro princípio. 
Ao usar os princípios que achamos nas Escrituras, os Cristãos podem determinar seu caminho em qualquer situação. Em alguns casos, vai ser bem simples, tais como as regras para a vida Cristã que encontramos em Colossenses 3. Em outros casos, no entanto, temos que cavar mais fundo. A melhor forma de fazer isso é orar e estudar a Palavra de Deus.  
O Espírito Santo habita em cada Cristão, e parte do seu papel é nos ensinar como viver: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” (1 João 2:27) 
Então, ao meditarmos na Palavra de Deus e orarmos, o Espírito Santo vai nos guiar e nos ensinar. Ele vai nos mostrar o princípio no qual precisamos nos apoiar para aquela situação.
 
CERTO OU ERRADO? DEPENDE: (Isaías 5.20)
Neste começo do século XXI, a humanidade está vivenciando uma era de relativismo exacerbado. O certo e o errado são conceitos que não fazem muito sentido para o homem da era pós-moderna. Tudo depende da pessoa, do tempo e do lugar. E mais que isso, o indivíduo é induzido a decidir sobre o que certo ou errado, a seu critério, de modo individualista e subjetivo a todo momento.
Uma revista de circulação nacional apresentou extensa reportagem, enfocando duplas de homossexuais, masculinos e femininos, em companhia de crianças por eles adotadas, de modo irregular, pois no pais ainda não é legal a adoção e registro de crianças por pessoas do mesmo sexo. Vê-se sem muito esforço que a finalidade da matéria é passar para os leitores a idéia de que o homossexualismo é algo normal, e que é perfeitamente natural que, não tendo filhos biológicos, passem a buscar filhos adotivos. A revista enfatiza que a opinião contrária é preconceito que não deve ser reforçado.
Outros desafios éticos continuam a se acentuar, tais como o aborto, a eutanásia, a pena de morte, a clonagem de seres humanos e outros que estão surgindo e haverão de surgir. 
A ética da sociedade é extremamente relativista em termos de moral e costumes. Cumpre-se o versículo bíblico em que Deus condena os relativistas do tempo do profeta Isaías, "que diziam que o amargo era doce e que o doce era amargo; que o escuro era claro e que o claro era escuro". (Isaías 5.20)
Assim, um crente fiel não só deve fazer diferença, mas seu comportamento deve ser um exemplo para a sociedade. É grande a responsabilidade, perante Deus, a Igreja e o mundo. Para o crente em Jesus a Palavra de Deus é lâmpada e luz para o seu viver. (Salmos 119.105)
Como o assunto é filosófico, procuramos buscar a opinião de estudiosos do tema, citamos algumas fontes bibliográficas, além da principal fonte que é a Palavra de Deus. Temos que empreender um grande esforço para não cair na linguagem acadêmica ou técnica, em prejuízo de uma linguagem complexa que seja alcançada pela maioria.
 
1- CONCEITUAÇÕES IMPORTANTES:
a) PARTE DA FILOSOFIA
A ética integra os seis sistemas tradicionais da Filosofia, ao lado da Política, da Lógica, da Gnosiologia, da Estética e da Metafísica. A palavra ética vem do grego, ethos, que significa costume, disposição, hábito. No latim vem de mos (mores), com o sentido de vontade, costume, uso, regra.

b) ÉTICA CRISTÃ
Para o cristão, a ética pode ser entendida como um conjunto de regras de conduta, aceitas pelos cristãos, tendo por fundamento a Palavra de Deus, considerada como “regra de fé e prática”. A ética cristã pode valer-se de argumentos filosóficos, de modo complementar, mas prescinde deles nas definições do que é certo ou errado.Os padrões da ética humana mudam conforme as tendências dos valores morais da sociedade. De país para país, verifica-se que há o fenômeno chamado de “nova moralidade”, que envelhece em pouco tempo. 
Assim, temos que admitir que a ética cristã tem sua própria lógica e consistência, quando baseada na Bíblia, pois esta é infalível, imutável e inerrante. 

2 - VISÃO GERAL DAS ABORDAGENS ÉTICAS:
Todas as abordagens éticas partem da necessidade de se responder a questões que envolvem o que é certo e o que é errado.
O posicionamento do cristão, neste início de século, não é fácil de ser tomado, face as abordagens e questões éticas contemporâneas. Os limites da moral estão cada vez mais sendo elastecidos e abolidos. O que era certo há apenas 10 anos, hoje é visto como errado, o que era errado, agora é visto como certo.
Diante disso, a sociedade sem Deus, materialista e hedonista, não tem referenciais seguros, em que se possa confiar. Isso prova que a humanidade, não obstaste o passar dos séculos, continua a mesma, em termos de ética e moral, sob o domínio avassalador dos formadores de opinião.

a) ANTINOMISMO
É uma abordagem ética, segundo a qual, não existem normas objetivas a serem obedecidas. É a ausência de normas. Tudo depende das pessoas e das circunstâncias.

b) GENERALISMO
Essa doutrina prega que deve haver normas gerais, mas não universais. As regras existem, mas podem ser quebradas, dependendo dos fins. Os generalistas são utilitaristas. Só é certo o que produz melhor resultado (mais felicidade ou prazer do que dor). Uma norma pode ser boa hoje e não servir amanhã. Depende da sociedade.

c) SITUACIONISMO
É um meio-termo entre o Antinonismo e Generalismo. O primeiro não tem regra nenhuma; o segundo admite regras gerais, mas não universais. Em resumo, nessa visão, o certo e o errado dependem da situação, em função do amor às pessoas. Baseiam-se inclusive na Bíblia, que resume toda a lei do amor, Mateus 22.34-40 e Romanos 13.10, “O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.”

d) ABSOLUTISMO
Essa doutrina sustenta que “há muitas normas absolutistas que nunca entram realmente em conflito”. Alguns exemplos são úteis Kant dizia que “nunca se deve tirar a vida inocente, e nunca se deve contar uma mentira”. Para ele, não justifica mentir, mesmo para salvar uma vida. 
Ele afirma que, mesmo havendo desvantagem em falar a verdade, isso deve ser feito, pois, ao mentir, estaremos agindo contra todos os homens.
No entanto, há absolutistas que admitem a possibilidade da mentira justificável, a que chamam de “falsidade justificável”, no caso em que não se diz a verdade para salvar uma pessoa das mãos de um assassino.

3 - POSICIONAMENTO CRISTÃO:

a) QUANTO AO ANTINOMISMO
A abordagem antinomista não serve para o cristão. Primeiro, porque é individualista e subjetiva. Nela o homem se faz o seu próprio Deus. A Bíblia diz: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim deles são os caminhos da morte.” (Provérbios 14.12) “De tudo o que se tem ouvido, o fim é; Teme a Deus e guarda os seus mandamentos: porque este é o dever de todo homem.” (Eclesiastes 12.13) Veja também Provérbios 4.11,12; 6.23. Depois, é filosofia relativista. Cada um faz como melhor entende.
Em muitas igrejas já impera o Antinomismo: quando muitos não obedecem a Bíblia, não há respeito a normas, e cada um faz o que acha melhor.

b) QUANTO AO GENERALISMO
O Generalismo não se coaduna com a ética cristã, pois para o crente em Jesus, não são os fins, por mais absolutos que sejam, que indicam que uma conduta ou ação é certa ou errada. A Palavra de Deus é que é a regra absoluta que define se um ato é certo ou errado. Ela tem aplicação universal. "O dever de todo homem é temer a Deus e guardar seus mandamentos." (Eclesiastes 12.13)

c) QUANTO AO SITUACIONISMO
O Situacionismo acaba sendo absolutista, mesmo aparentemente usando o amor cristão como o referencial para tudo. É generalista, visto que prega uma só norma, que abrangeria a maioria das pessoas.
Assim, o Situacionismo não deve ser aceito, em sua abrangência, pois não leva em conta outras normas que fazem parte do amor de Deus (Gálatas 5.22,23).
(...)

(Continua na Parte 2) 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...