INTRODUÇÃO:
Amados irmãos, nesses estudos sobre a Ética Cristã, entenderemos melhor qual é o posicionamento da Bíblia em relação a vários assuntos que ainda são mal entendidos, ou duvidosos, entre os Cristãos. Creio que alguns dos assuntos que iremos abordar nessa série de postagens sobre a Ética Cristã, serão de grande valia para sanar algumas dúvidas que tem acompanhado muitas atitudes e, tem produzido perguntas do tipo, "posso ou não posso?", "convém ou não convém?", "certo ou errado?", enfim, o nosso objetivo é trazer discernimento através da Palavra de Deus.
Mais do que uma simples lista de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá
instruções detalhadas de como um Cristão deve viver. A Bíblia é tudo que
precisamos para saber como viver a vida Cristã. No entanto, a Bíblia
não se dirige diretamente a exatamente todas as situações que vamos ter
que encarar em nossas vidas. Como então ela é suficiente? Em situações
assim é que temos que aplicar a Ética Cristã.
A ciência define a ética como: “um grupo de princípios morais, o estudo da moralidade”.
A ciência define a ética como: “um grupo de princípios morais, o estudo da moralidade”.
Portanto, Ética Cristã pode ser definida como os
princípios que são derivados da fé Cristã e pelos quais agimos.
Enquanto
a Palavra de Deus talvez não cobre cada situação que temos que encarar
em nossas vidas, seus princípios nos dão os padrões pelos quais devemos
agir nas situações onde não temos instruções explícitas. Por exemplo, a
Bíblia não diz nada diretamente sobre o uso ilegal de drogas, no
entanto, baseado nos princípios que aprendemos das Escrituras, podemos
saber que é errado.
A Bíblia nos diz que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e que
devemos usá-lo para honrar a Deus (1 Coríntios 6:19-20). Por saber o que
o uso de drogas causa ao nosso corpo - o dano que causa a vários órgãos - sabemos que usar drogas iria destruir o templo do Espírito Santo. Com
certeza isso não iria honrar a Deus.
A Bíblia também nos diz que
devemos seguir as autoridades que Deus tem estabelecido (Romanos 13:1).
Dada a natureza ilegal das drogas, ao usá-las não estaríamos nos
submetendo às autoridades, pelo contrário, estaríamos nos rebelando
contra elas. Isso significa que se drogas ilegais se tornassem legais,
então não teria problema? Não sem violar o primeiro princípio.
Ao usar os princípios que achamos nas Escrituras, os Cristãos podem
determinar seu caminho em qualquer situação. Em alguns casos, vai ser
bem simples, tais como as regras para a vida Cristã que encontramos em
Colossenses 3. Em outros casos, no entanto, temos que cavar mais fundo. A
melhor forma de fazer isso é orar e estudar a Palavra de Deus.
O
Espírito Santo habita em cada Cristão, e parte do seu papel é nos
ensinar como viver: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai
enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará
lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). “E a unção que vós
recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos
ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é
verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele
permanecereis.” (1 João 2:27)
Então, ao meditarmos na Palavra de Deus e
orarmos, o Espírito Santo vai nos guiar e nos ensinar. Ele vai nos mostrar o
princípio no qual precisamos nos apoiar para aquela situação.
CERTO OU ERRADO?
DEPENDE: (Isaías 5.20)
Neste
começo do século XXI, a humanidade está vivenciando uma era de relativismo
exacerbado. O certo e o errado são conceitos que não fazem muito sentido para o
homem da era pós-moderna. Tudo depende da pessoa, do tempo e do lugar. E mais
que isso, o indivíduo é induzido a decidir sobre o que certo ou errado, a seu
critério, de modo individualista e subjetivo a todo momento.
Uma revista de circulação nacional apresentou
extensa reportagem, enfocando duplas de homossexuais, masculinos e femininos,
em companhia de crianças por eles adotadas, de modo irregular, pois no pais
ainda não é legal a adoção e registro de crianças por pessoas do mesmo sexo.
Vê-se sem muito esforço que a finalidade da matéria é passar para os leitores a
idéia de que o homossexualismo é algo normal, e que é perfeitamente natural
que, não tendo filhos biológicos, passem a buscar filhos adotivos. A revista
enfatiza que a opinião contrária é preconceito que não deve ser reforçado.
Outros desafios éticos continuam a se acentuar, tais
como o aborto, a eutanásia, a pena de
morte, a clonagem de seres humanos e outros que estão surgindo e haverão de
surgir.
A ética da sociedade é extremamente relativista em termos de moral e
costumes. Cumpre-se o versículo bíblico em que Deus condena os relativistas do
tempo do profeta Isaías, "que diziam que o
amargo era doce e que o doce era amargo; que o escuro era claro e que o claro
era escuro". (Isaías 5.20)
Assim, um crente fiel não só deve fazer diferença,
mas seu comportamento deve ser um exemplo para a sociedade. É grande a
responsabilidade, perante Deus, a Igreja
e o mundo. Para o crente em
Jesus a Palavra de Deus é lâmpada e luz para o seu viver. (Salmos 119.105)
Como o assunto é filosófico, procuramos buscar a
opinião de estudiosos do tema, citamos algumas fontes bibliográficas, além da
principal fonte que é a Palavra de Deus. Temos que empreender um grande esforço
para não cair na linguagem acadêmica ou técnica, em prejuízo de uma linguagem
complexa que seja alcançada pela maioria.
1- CONCEITUAÇÕES IMPORTANTES:
a) PARTE
DA FILOSOFIA
A ética integra os seis sistemas tradicionais da Filosofia, ao lado da Política, da Lógica, da Gnosiologia,
da Estética e da Metafísica. A palavra ética vem do
grego, ethos, que significa costume,
disposição, hábito. No latim vem de mos (mores), com o sentido de vontade, costume, uso, regra.
b) ÉTICA CRISTÃ
Para o cristão, a ética pode ser
entendida como um conjunto de regras de conduta, aceitas pelos cristãos, tendo
por fundamento a Palavra de Deus, considerada como “regra de fé e prática”. A ética cristã pode valer-se de argumentos
filosóficos, de modo complementar, mas prescinde deles nas definições do que é
certo ou errado.Os padrões da ética humana mudam
conforme as tendências dos valores morais da sociedade. De país para país,
verifica-se que há o fenômeno chamado de “nova moralidade”, que envelhece em
pouco tempo.
Assim, temos que admitir que a ética
cristã tem sua própria lógica e consistência, quando baseada na Bíblia, pois
esta é infalível, imutável e inerrante.
2 - VISÃO GERAL
DAS ABORDAGENS ÉTICAS:
Todas as abordagens éticas partem da necessidade de
se responder a questões que envolvem o que é certo e o que é errado.
O posicionamento do cristão, neste início de século,
não é fácil de ser tomado, face as abordagens e questões éticas contemporâneas.
Os limites da moral estão cada vez mais sendo elastecidos e abolidos. O que era
certo há apenas 10 anos, hoje é visto como errado, o que era errado, agora é
visto como certo.
Diante disso, a sociedade sem Deus, materialista e
hedonista, não tem referenciais seguros, em que se possa confiar. Isso prova
que a humanidade, não obstaste o passar dos séculos, continua a mesma, em
termos de ética e moral, sob o domínio avassalador dos formadores de opinião.
a) ANTINOMISMO
É uma abordagem ética, segundo a qual, não existem
normas objetivas a serem obedecidas. É a ausência de normas. Tudo depende das
pessoas e das circunstâncias.
b) GENERALISMO
Essa doutrina prega que deve haver normas gerais,
mas não universais. As regras existem, mas podem ser quebradas, dependendo dos
fins. Os generalistas são utilitaristas. Só é certo o que produz melhor
resultado (mais felicidade ou prazer do que dor). Uma norma pode ser boa hoje e
não servir amanhã. Depende da sociedade.
c) SITUACIONISMO
É um meio-termo entre o Antinonismo e Generalismo. O
primeiro não tem regra nenhuma; o segundo admite regras gerais, mas não
universais. Em resumo, nessa visão, o certo e o errado dependem da situação, em
função do amor às pessoas. Baseiam-se inclusive na Bíblia, que resume toda a
lei do amor, Mateus 22.34-40 e Romanos 13.10, “O amor não faz mal ao próximo; de sorte que
o cumprimento da lei é o amor.”
d) ABSOLUTISMO
Essa doutrina sustenta que “há muitas normas
absolutistas que nunca entram realmente em conflito”. Alguns exemplos são úteis
Kant dizia que “nunca se deve tirar a
vida inocente, e nunca se deve contar uma mentira”. Para ele, não justifica
mentir, mesmo para salvar uma vida.
Ele afirma que, mesmo havendo desvantagem
em falar a verdade, isso deve ser feito, pois, ao mentir, estaremos agindo
contra todos os homens.
No entanto, há absolutistas que admitem a
possibilidade da mentira justificável, a que chamam de “falsidade
justificável”, no caso em que não se diz a verdade para salvar uma pessoa das
mãos de um assassino.
3 -
POSICIONAMENTO CRISTÃO:
a) QUANTO AO ANTINOMISMO
A abordagem antinomista não serve para o cristão.
Primeiro, porque é individualista e subjetiva. Nela o homem se faz o seu
próprio Deus. A Bíblia diz: “Há caminho
que ao homem parece direito, mas o fim deles são os caminhos da morte.” (Provérbios 14.12) “De tudo o que se tem ouvido, o fim é; Teme a Deus e guarda os seus
mandamentos: porque este é o dever de todo homem.” (Eclesiastes 12.13) Veja também Provérbios 4.11,12; 6.23. Depois, é filosofia relativista.
Cada um faz como melhor entende.
Em muitas igrejas já impera o Antinomismo: quando
muitos não obedecem a Bíblia, não há respeito a normas, e cada um faz o que
acha melhor.
b) QUANTO
AO GENERALISMO
O Generalismo não se coaduna com a ética cristã, pois
para o crente em Jesus, não são os fins, por mais absolutos que sejam, que
indicam que uma conduta ou ação é certa ou errada. A Palavra de Deus é que é a
regra absoluta que define se um ato é certo ou errado. Ela tem aplicação
universal. "O dever de todo homem é temer
a Deus e guardar seus mandamentos."
(Eclesiastes 12.13)
c) QUANTO
AO SITUACIONISMO
O Situacionismo acaba sendo absolutista, mesmo
aparentemente usando o amor cristão como o referencial para tudo. É
generalista, visto que prega uma só norma, que abrangeria a maioria das
pessoas.
Assim, o Situacionismo não deve ser aceito, em sua
abrangência, pois não leva em conta outras normas que fazem parte do amor de
Deus (Gálatas 5.22,23).
(...)
(Continua na Parte 2)