quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os Benefícios Da Adoção

(Mensagem que Deus me deu para o Culto dominical do dia 07 de agosto de 2011. Glórias à Ele!!!)

"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, afim de recebermos a adoção de filhos." (Gálatas 4.4-5)

A adoção para o Direito Civil é o ato jurídico no qual um indivíduo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adotado. O nosso dicionário define a palavra "adotar" como: escolher, preferir, tomar como próprio, aceitar, receber.

Um casal, geralmente, escolhe uma criança a ser adotada através de um conjunto de fatores, então, inicia-se o processo de adoção dessa criança, sendo finalizado pelo registro legal da mesma.

Diante de Deus, para sermos adotados por Ele, como filhos legítimos, devemos aceitar a Jesus como o nosso único e suficiente salvador, a partir dessa atitude, o Espírito Santo começa a fazer morada em nós. Romanos 8.14-15 diz: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para outra estardes em temor, mas, recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”

Vejamos alguns benefícios que recebemos quando somos adotados por Deus:

Os filhos adotados são registrados

Aplicação física - Para que um processo de adoção seja realmente validado, consumado, perante a justiça, a criança deve ser registrada como um filho legítimo.

Aplicação espiritual - A partir da decisão de aceitar a Cristo, somos registrados no livro da vida e passamos a gozar da condição real de filhos.

Jesus disse aos seus discípulos em Lucas 10.20 - “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos no céu.”

Os filhos adotados recebem proteção paterna e de toda família que o adota

Aplicação física - Todo pai zeloso tem a postura de proteger seus filhos de situações que podem prejudicá-lo, ferí-lo. (conselhos, proteção física)

Aplicação espiritual - Deus nos livra dos nossos inimigos e de situações que podem nos trazer dor, sofrimento. Jeremias 15. 20(b) - 21 diz “E pelejarão contra ti, mas, não prevalescerão contra ti: porque Eu Sou contigo para te guardar, para te livrar deles. E arrebatar-te-ei da mão dos malígnos, e livrar-te-ei da mão dos fortes.”

Os filhos adotados tem as suas necessidades supridas

Aplicação física - Quando uma criança é adotada por alguém, recebe uma nova perspectiva de vida, ela tem as suas necessidades básicas supridas, sejam elas orgânicas, como alimentação, medicamentos e vestuário, ou emocionais, como o amor e o afeto. A criança passa a viver mais feliz, pois, percebe que será assistida por alguém.

Aplicação espiritual - Quando somos adotados por Deus, Ele nos assiste como um Pai bastante cuidadoso e amoroso, faz com que as nossas necessidades sejam supridas, não só materialmente, mas, principalmente no âmbito espiritual. A partir do processo de adoção por Deus, somos inseridos em Seu Reino, e este, não possue características físicas, e sim, espirituais.

“Porque o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14.17)                                                                
“Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” (Atos 13.52)

Os filhos adotados recebem uma nova vida

Aplicação física - A adoção traz à criança uma mudança em sua vida, uma nova casa, uma nova realidade, novas práticas, novos sonhos, novas ações, etc.

Aplicação espiritual - Quando Deus nos adota, passamos a pertencer a um novo contexto. Há uma mudança em nossas atitudes, conceitos próprios, enfim, passamos a não viver como antes.Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5.17)

Para sermos filhos aprovados por Deus, devemos nos tornar novas criaturas. 

Os filhos adotados recebem uma nova família

Aplicação física - Toda criança adotada recebe uma nova família, um novo pai, uma nova mãe e, em alguns casos, novos irmãos.

Aplicação espiritual - Quando somos adotados por Deus, Ele assume a postura de Pai e Jesus o nosso irmão mais velho. “Porque por Ele (Jesus) ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas, concidadãos dos santos, e da família de Deus.” (Efésios 2.18-19) Concidadãos são indivíduos pertencentes a uma mesma cidade ou país.

A igreja, além de ser a nossa família em Cristo, e descrita pela Palavra de Deus como um conjunto de membros interdependentes, ou seja, um só corpo. “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas, muitos. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e Seus membros em particular.” (1 Coríntios 12.12-14, 27)

Os filhos adotados tem o direito de receber a herança de seu pai

Aplicação física - A adoção, quando torna-se legítima perante a lei que a rege, faz com que o adotado tenha direitos legais como um filho genuíno, por exemplo, o direito de receber uma possível herança, ou seja, bens que pertencem aqueles que o adotaram.

Aplicação espiritual - Quando somos registrados no Livro da Vida, após aceitarmos a Cristo como o nosso Único e Suficiente Salvador, entramos na condição de co-herdeiros com Cristo, ou seja, participaremos de toda a herança que Deus depositará em Jesus.

“Assim que já não és mais servos, mas, filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gálatas 4.7)                                                                    
“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.”Romanos 8.17)
“Quem vencer, herdará todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho.” (Apocalipse 21.7)
 

É interessante ressaltar que, quando a Bíblia menciona Jesus como Filho de Deus antes do Seu sacrifício por nós, ela O chama de unigênito. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas, tenha a vida eterna.” (João 3.16)

Após a crucificação e a vitória sobre a morte, ressucitando ao terceiro dia, Jesus pode então adquirir a salvação da humanidade e, a Sua condição de Filho de Deus deixou de ser unigênito para se tornar primogênito, pois, o Seu sacrifício nos trouxe o privilégio de podermos ser reconhecidos como filhos de Deus juntamente com Ele. “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem de Seu Filho; afim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29)
Aceite a Cristo, alcance a salvação e desfrute dos benefícios de ser um legítimo filho de Deus!                                                                      

Que Deus abençoe a todos!!!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...