segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Azeite


“Então Samuel tomou a vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou e foi para Ramá.” (1 Samuel 16.13)
A Bíblia compara muitas vezes a Unção do Espírito Santo com o azeite.
Quando alguém é levantado por Deus para exercer um ministério, uma liderança, realizar uma função no corpo de Cristo, dizemos que esta pessoa recebeu uma unção para tal atividade, e, em várias situações, esta é uma unção específica.
Depois que Davi foi ungido por Samuel, ele nunca mais foi o mesmo, pois, a diferença estava na unção que recebera de Deus através do profeta. Deus deseja te ungir e selar para que você seja levantado para realizar uma função em Seu Reino.
Vamos analisar algumas características do azeite:
Característica - “O azeite deve ser preservado cuidadosamente”
Se apanharmos uma quantidade de azeite e o colocarmos num recipiente, e, nesse houver um furo bem minúsculo, mesmo imperceptível a nossa visão, o azeite vazará para fora do recipiente. Para manter o azeite em seu interior, o recipiente deve estar intacto, sem furos ou rachaduras, para que esse azeite não se perca.
Quando mencionamos as palavras “furo” e “rachadura”, no sentido espiritual, estamos nos referindo as nossas imperfeições, erros e pecados. Mesmo aquelas falhas que julgamos serem pequenas, aquelas que passam quase despercebidas por nós, podem fazer com que a unção de Deus se escoe da nossa vida, do nosso interior. Para “lacrar” a nossa vida e manter a unção, devemos guardar as ordenanças de Deus. “Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça: conforme a pureza das minhas mãos me retribuiu. Porque guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus.” (2 Samuel 22.22) Obedecer a Deus não só nos garante preservar a unção, como também, faz com que sejamos abençoados por Ele.
Característica - “O azeite deve ser renovado”
O azeite, se não substituído com certa regularidade, pode se evaporar, e, até mesmo, desaparecer. Ponha uma certa quantidade de azeite num pires e deixe ali por algum tempo, você perceberá que ele evaporou, sumiu.
Devemos renovar o nosso azeite diariamente. Podemos fazer isso procurando estar na presença de Deus, meditando em Sua Palavra, orando, jejuando, enfim, buscando a comunhão diária com o Pai. Paulo disse que, apesar de sentir que seu corpo físico se desfalecia em alguns momentos, o seu interior era renovado dia após dia, pois, ele procurava estar buscando a Deus constantemente.
Característica - “O azeite deve ter uma densidade certa para suportar as pressões”
Quando colocamos um óleo num motor, é importante que ele possua uma densidade correta para resistir ao calor e a pressão oferecida por parte desse motor. Quando o óleo não resolve mais, ou seja, quando está velho a ponto de não suportar o funcionamento do motor, devemos jogá-lo fora.
A unção de Deus deve estar no ponto certo em nossa vida, para que possamos suportar as pressões, as tribulações, os problemas, etc. É a unção que nos dará a resistência necessária para vencermos todas as adversidades! A unção nos faz experimentar a proteção da armadura de Deus sobre nós.
Característica - “O azeite nos protege”
No Oriente Médio, os pastores de ovelhas regularmente tomam o azeite e esfregam os seus animais, isso impede que alguns insetos venham incomodá-los. Há muitos insetos naquela região e a única maneira de manter esses animais sossegados é esfregar em seus corpos, pois, o cheiro repele os invasores.
Como Cristãos, enfrentamos parasitas espirituais que são os demônios que tentam nos assediar, nos seduzir, mas, se tivermos o “cheiro” da unção de Deus estiver em nós, eles não poderão nos molestar, não poderão resistir e acabarão fugindo.
De acordo com a Bíblia, é possível esfregar azeite em nossas vidas usando 3 chaves para tal:
Chave - Vigiar e conservar o que Deus tem colocado em nossas mãos para executar;
Chave - Insistir em estar sempre na presença de Deus. Deus não quer nos visitar, ele deseja habitar em nossas vidas, para isso deve haver arrependimento e conserto em nosso interior;
Chave - Procurando estar em comunhão com aqueles que têm a unção de Deus em suas vidas, eles podem nos edificar com palavras e experiências pessoais. Quando as ovelhas tem a sua lã ungida por seus pastores, e estas, estão reunidas num mesmo espaço, começam a se esfregar umas nas outras e, dessa forma, o cheiro do seu azeite está sempre ativo! 
Pratique a comunhão com os ungidos e tenha sempre o cheiro da unção em sua vida.
Siga estas 3 chaves e esfregue azeite em sua vida!
Que Deus abençoe a todos!!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...