terça-feira, 1 de maio de 2012

Refletindo A Glória De Deus


"Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." (2 Coríntios 3.18) 
No texto acima, Paulo nos compara a um espelho que reflete a glória do Senhor. Segundo o dicionário de português, a palavra “espelho” quer dizer: vidro polido e metalizado que reflete a luz e reproduz a imagem dos objetos colocados diante dele”. É evidente que o espelho é um objeto bem comum em nossos dias, encontrado facilmente em todos os lares, nos mais variados tamanhos e formatos.
Quando estamos diante da glória de Deus, em obediência e reverência a Sua presença, a nossa vida começa a demonstrar uma nova aparência, o brilho de Deus é manifestado em nós. Muitos são observados por alguém, logo que aceitam a Jesus e passam a viver conforme a Bíblia, e, passam a ouvir comentários do tipo, “estou te achando diferente, o que aconteceu?”, “você está com um brilho diferente nos olhos!”. A glória de Deus traz uma natureza diferente!
Em Êxodo 34.29 encontramos um exemplo bem claro de como a glória de Deus pode nos dar um aspécto diferenciado, ou seja, de como manifestamos o brilho de Deus em nós, o texto supracitado diz assim: “E aconteceu que, descendo Moisés do Monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia; depois que falara com Ele.” Moisés passou quarenta dias e quarenta noites na presença de Deus, no Monte Sinai, e, após esse período de consagração os sinais da glória de Deus se manifestavam nitidamente através de sua vida.
Será que o nosso rosto, a nossa vida, tem refletido a glória de Deus? O mundo ao nosso redor espera ver, em nós, a transformação que só o Espírito Santo pode fazer as ações de um pecador arrependido. “...somos transformados de glória em glória.”
Assim, como um espelho, devemos possuir algumas características para que a glória de Deus seja refletida em nós:
Característica - Para refletirmos a glória de Deus precisamos ter o rosto descoberto
Assim como um espelho deve estar descoberto para refletir a imagem de um determinado objeto ou alguém, nós também necessitamos de que nada se coloque entre nós e Deus. Nossas atitudes devem ser sinceras e não mascaradas, Deus nos conhece no íntimo. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade.” João 4.23) Nosso relacionamento com Deus deve ser genuíno para que a Sua glória seja refletida em nós.
O véu que separava o homem de Deus foi rasgado por ocasião da morte de Jesus na cruz. Este gesto possibilitou que a glória do Senhor voltasse a brilhar em nossa vida. O acesso que temos à Sua presença foi garantido pela morte e ressurreição de Cristo.
Muitas vezes a nossa própria vontade também nos impede de sermos alcançados pela glória e a refletirmos em nossa face.
Característica - Para refletirmos a glória de Deus precisamos estar limpos
Em algumas ocasiões, a imagem refletida no espelho não é nítida, não tem  brilho. Pequenas manchas internas, ou até mesmo poeira, dificultam que um reflexo seja visualizado no espelho.
Isaías 59.2 diz: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Nossos pecados formam manchas que impedem que o reflexo da glória de Deus seja manifestado em nós.
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9) Se desejarmos refletir a Sua glória com todo o brilho e perfeição, precisamos buscar diariamente purificar as nossas vidas Nele.
Característica - Para refletirmos a glória de Deus precisamos estar bem direcionados
Mesmo descoberto e limpo, o espelho só é capaz de refletir o objeto para o qual se direciona. O cristão que não está em sintonia com o Senhor corre o risco de refletir outras imagens. Ao direcionar o nosso olhar para o "Autor e Consumador de nossa fé".
Para refletirmos a glória de Deus devemos ter o Senhor como o nosso alvo principal. “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.14)
Como espelho de Cristo nós devemos reconhecer as nossas fraquezas, obedecer ao plano de Deus para a nossa vida e confiar no poder de Deus e não em nossas forças.
Que imagens as pessoas têm visto refletidas em minha vida? Existe alguma área em nós que necessita de transformação por meio do Espírito Santo? Precisamos pensar nisso!
Que Deus abençoe a todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...