terça-feira, 6 de dezembro de 2011

É Preciso Vigiar Em Qualquer Situação



A Bíblia diz que, “cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tiago 1.14), e, após isso, se não houver uma determinada vigilância para rejeitar esse estímulo da carne, é gerado o pecado.
Bem, queridos, essa declaração de Tiago, encontrada na Bíblia, me faz entender que cada um de nós possui um ponto mais vulnerável, ou seja, uma fraqueza que se manifesta com mais “força” numa determinada área. Podemos observar que existem pessoas que começam a caminhar numa Igreja, deixam a bebida por um tempo e, por um descuido, influenciado por um desejo de sua própria carne, voltam a beber. Isso nos faz afirmar que o álcool é um ponto vulnerável nessas vidas, pois, esse vício foi o responsável para que as mesmas caíssem. Dentre os muitos pontos vulneráveis, encontramos o fumo, os jogos de azar, a fornicação, enfim, há muitos pontos onde o inimigo tem enxergado uma brecha para tentar fazer com que as vidas se entreguem a iniquidade, portanto, vigiar nunca é demais para um cristão que pretende se proteger da sua própria carne! Que possamos pedir à Deus que cubra nossos pontos vulneráveis com o Seu sangue.
Há uma semana, eu conversava com um amigo e irmão em Cristo sobre uma notícia que foi postada num link de uma determinada rede social e, após relatar o que eu li naquele site, perguntei a ele se sabia algo sobre aquele assunto. O irmão logo disse que nada sabia, pois, Deus o curara de navegar em determinados sites e, num relato bem resumido, disse-me que a internet, hoje, é algo bem limitado em sua vida, pois, outrora ela o induzia a sair da presença de Deus, mergulhando-o em pornografias e outras coisas que alimentavam a sua carne.
Achei interessante esse depoimento do irmão, porque ele foi capaz de perceber que a internet é um ponto vulnerável para ele e, compreendendo isso, ele tem tentado fugir dos acessos a páginas virtuais que poderão amaldiçoá-lo. Sábia decisão, pois, não devemos brincar com o pecado, e sim, fugir dele! Muitos tem brincado com a sua natureza e tem caído feio, infelizmente...
Quero fazer um apelo a você que tem usado a internet como um veículo de informação, entretenimento, enfim, você que tem acessado páginas virtuais diariamente, por favor, vigie, peça ao Espírito Santo que o ajude a observar o que traz e o que não traz edificação para a sua vida! Dizer que a internet é do diabo é algo muito exagerado e errado, pois, eu mesmo tenho me alimentado com muitos estudos bíblicos, postados por homens de Deus, em alguns blogs e sites. Devemos assimilar o que pode nos edificar e descartar aquilo não nos convém visualizar ou ler.
Confesso que tenho visto, em algumas redes sociais, muitos cristãos se corrompendo e se associando a forma pecaminosa ditada pelo mundo, com piadas de baixo calão, imagens obscenas, músicas seculares e, assim por diante... Isso me deixa preocupado... Jesus disse aos Seus discípulos que eles seriam sal da terra e luz do mundo e, entendo que, como a palavra discípulo significa “imitador” ou “seguidor”, todos aqueles que pretendem seguir a Cristo devem lutar para que as suas ações sejam aprovadas pelo Mestre. Devemos nos perguntar, “será que Jesus faria isso se Ele estivesse em meu lugar?”. Se a resposta dada pelo Espírito Santo, o nosso “morador” exclusivo e especial, for um “não”, a única atitude cabível é evitarmos o que pretendíamos fazer. É importante nos edificarmos e contribuirmos para a salvação e edificação daqueles que nos observam. De que vale um sal que não tempera e uma lâmpada que não ilumina?
Escolha temperar e iluminar sempre, navegando na internet e, é claro, convivendo com aqueles que estão ao seu redor, para que as suas atitudes não se tornem pedras de tropeço para muitos.
Que Deus os abençoe!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...